Avançar para o conteúdo principal

36. CELEBRAÇÃO E A ARTE DA GENERALIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DAS APRENDIZAGENS. O ULTRA TRAIL ESTRELAÇOR

 


Esta semana é de celebração. A NEWSLETTER Conversas com o Medo completa um ano! A primeira publicação, ganhou vida a 17 de Outubro de 2021. Hoje, estamos na 52. E eu tenho 50 anos e 2 meses ;) 

O que escrevo aqui, faz parte da publicação desta semana da Newsletter. Decidi partilhar também consigo por esta via, depois do feedback fantástico que obtive dos meus subscritores.

No dia 16 de Outubro, completei o Ultra Trail Estrelaçor de 50 Km, em jeito de comemorar este meio século de vida. Trouxe para esta prova o significado destes números e acabei por encontrar outros que quero partilhar consigo.

Foi na parte que mais me custou da prova, que fiz uma analogia entre as suas 5 etapas e cada uma das décadas da minha vida. A organização atribuiu a cada etapa graus de dificuldade que curiosamente, coincidem com a minha experiência pelas diferentes décadas que vivi.

PERFIL E ALTIMETRIA DO ULTRA TRAIL ESTRELAÇOR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

14. CULTURAS TÓXICAS E TRAUMA PROFISSIONAL (parte I)

Sentes as batidas do coração na garganta. Tens o estômago apertado e o corpo tenso. Percorres os últimos metros do caminho que te leva ao escritório, olhas para o relógio e abrandas o passo. Queres voltar para trás. Ouves o plim de mais uma mensagem no telemóvel a gritar urgência. Identificas o remetente indesejado de entre as centenas de emails que recebes diariamente. O coração explode. Aguardas o início de uma reunião online, com um nó no estômago e desejas até ao limite das tuas forças que a internet falhe. Imaginas constantemente um rol de razões válidas para justificar a tua desejada ausência. Lês uma mensagem e pensas em cada palavra antes de responder. Ainda assim, corriges 10 vezes antes de enviar. Estás numa reunião e pensas vezes sem conta no que queres e como queres dizer. Abres a boca, és interrompido ou ignorado e arrependes-te logo de seguida. Ou acabas por não dizer nada aumentando o teu esforço para gerir a ansiedade que entretanto aumentou. A meio do dia, já estás de

22. MINHAS QUERIDAS E MEUS QUERIDOS; ESTA NÃO É UMA MENSAGEM DE AMOR.

  "Minha querida Maria, quantas vezes tenho que te explicar que não é assim que se fazem as coisas? Já tivemos esta conversa milhares de vezes..." Ouves esta frase. Mais vezes do que gostarias. E no hábito que se transformou numa rotina, continuas a achar que há algo que não bate certo. O que é que existe de profundamente dissonante nesta mensagem? A frase começa com minha querida - palavras de amor, apreço, colo - e o que vem a seguir, é como uma palmada no rabo. À moda antiga. Uma tareia de incompetência e incompreensão, regada de sentimentos de irritação, frustração e impaciência. Que o teu interlocutor te oferece como se de um abraço se tratasse. E tu voltas a ter 5 anos. Sentas-te no lugar da criança inexperiente e ignorante que já fez mais uma asneira.  Juntar estes dois significados na mesma frase, não só confunde a mensagem como é uma das formas mais frequentes de agressividade passiva. E provavelmente das mais impactantes negativamente não pela gravidade, mas pela f

Ale, Ale, Bravo! Courage! - A experiência do MIUT

A experiência do  MIUT -  Madeira Island Ultra Trail ​ D izem que o  MIUT  é uma das provas de trail mais duras de Portugal. Subidas e descidas infernais de alturas diversas, por degraus de terra, pedra, cimento e até calçada. Quem participa no MIUT e recebe a pulseira da cor da sua distância, ganha uma espécie de “tatuagem” temporária, que exibe muito além da prova. Nos dias seguintes, pelas ruas de Machico, arregaçam-se mangas e exibe-se o feito pela cor que se transporta no pulso.  É a versão em trail do Senhor do Bonfim, mas com o sonho realizado e dever cumprido. No domingo, para além da fita, reconhecem-se os atletas pelo andar novo e a lentidão na marcha. Os mais corajosos ou menos lesados pela dureza dos percursos, atrevem-se a uma corrida pelo paredão, exibindo a t-shirt oficial da prova. É aquela feira das vaidades de que todos temos orgulho em fazer parte. E eu não fui exceção. Corri  63Km . Recebi a fita azul-clara. Mas os bravos desta prova, são os heróis dos  115  e dos