Avançar para o conteúdo principal

35. DETOX DE ROTINA



Estou a fazer um detox de rotina. Não são férias. Algumas atividades são as mesmas, mas num ambiente completamente diferente.


Os nossos ritmos não são compatíveis com a sobrecarga de trabalho, a ansiedade coletiva típica das organizações e as exigências do dia a dia.

Aprendi da pior forma a importância de abrandar. Organizei a minha vida para não estar dependente de agendas irrealistas, mas acima de tudo da insegurança, reatividade e necessidade de controlo das outras pessoas.


Recuperei a liberdade que tanto preservo para ser quem sou. E neste estado, recuperei também a minha criatividade, bom humor, conexão com quem importa e produtividade.


Então, como é que organizo o meu detox de rotina?


1. Mudei de ares durante uma semana. Saí de casa e instalei-me num sítio diferente do habitual.


2. Planeei as refeições, e fiz as compras para toda a semana assim que cheguei, para não pensar mais nisso. Claro que guardei uma manhã para ir ao mercado local. Nunca perco essa oportunidade, independentemente do destino e agenda.


3. Começo os dias com a minha rotina habitual: exercício e escrita. Planeei ainda manter a corrida três vezes por semana, sempre em locais diferentes.


Adoro a ideia de começar o dia focada em atividades que me fazem sentir bem e que estão alinhadas com o que valorizo - um estilo de vida saudável e investimento no auto-cuidado. Quando este hábito se transforma num "não negociável" - como lavar os dentes - tem um impacto tremendo na nossa saúde e sensação de competência a médio, longo prazo.


O detox de rotina, é também uma excelente oportunidade para nos dedicarmos às coisas que consideramos importantes, mas que deixamos para segundo plano no dia a dia, pelas razões do costume: não tenho tempo, é tarde, muito trabalho, trânsito, tenho sono, os miúdos, a Netflix, blá, blá, blá!


A ideia de fazer este tipo de detox, ajuda-nos a ativar o mindset ideal para que possamos cumprir com tudo a que nos propomos, sem desculpas para boicote ;)


4. Estou a fazer duas formações de marketing digital, para o meu primeiro lançamento on-line, de um curso relacionado com todo o meu trabalho sobre o medo - Fear_Less

Estas aprendizagens - no final da manhã e noite - ajudam-me a criar e pensar na estrutura certa para enquadrar o conhecimento e metodologias que desenvolvi e quero partilhar. 

Se estiver interessado(a), pode subscrever a lista de espera para receber em primeira mão todas as informações.


5. Ao final da tarde, o meu spot de leitura é a praia. Trouxe 3 livros técnicos e estou quase a terminar o primeiro. Claro que também dou uns mergulhos e deixo-me sonecar (como dizem os meus amigos Moçambicanos) entre palavras e anotações.


6. Não uso despertador. Deito-me quando tenho sono e acordo quando me parece bem. Método excelente para pôr o sono em dia e compreender o meu ritmo biológico.


7. Tive o cuidado de transferir a maior parte das reuniões e compromissos importantes para a semana seguinte. Assim, estou focada essencialmente na recuperação e aprendizagem, que são os meus grandes objetivos para o detox de rotina.


Ter mudado de vida, arriscar criar o meu negócio e desenhar o caminho presente e futuro, ajudam-me a ter a liberdade para tomar estas decisões. O pilar da família, o alinhamento e respeito pelas necessidades de cada um, ajuda-nos a sentir-mo-nos bem com tipo de decisões.


Pode usar este conceito e adaptá-lo às suas necessidades. Se uma semana está fora de questão, aproveite um fim de semana, o início ou o final do dia. 

A mudança de ambiente tem um efeito muito importante. Manter-se no mesmo local, poderá ser contraproducente. Por isso, altere alguma coisa que o ajude a entrar neste mindset. Nem que seja o menu do pequeno almoço ;)


A ideia deve ser encarada com enorme entusiasmo e antecipação. Com algum desconforto também. Porque só assim, estará a fazer algo que o puxa para fora da caixa e o ajuda a ganhar um novo olhar sobre si, o mundo e os outros. 


Acima de tudo, desfrute!


Kátia Almeida

Fundadora da Beyond Fear

Psicóloga Clínica & Empreendedora Social


____

Espreite os links com conteúdos gratuitos que preparei para si:
- Newsletter Conversas com o Medo
- E-book As 50 Sombras do Medo
- E-book 24 Perguntas para as Conversas com o Medo

Acompanhe-me diariamente nas redes sociais:

Consulta de Psicologia Clínica - fale comigo


Comentários

  1. Ola Katia obrigada pela partilha. Relativamente ao curso de marketing digital pode por favor partilhar onde está a fazer, tenho essa intenção mas não me consigo decidir.
    Grata
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, já fiz vários cursos, todos online. Depende muito do que pretende. Atualmente, estou a fazer um curso com a Kat Coroy https://www.katcoroy.com sobre instagram makeover. Já fiz cursos do Ricardo Teixeira e da Joana Sá - o Girlbosseshub. Este último, tem todos os passos para lançamentos de serviços online. Sobre estes dois últimos, são mesmo muito comerciais, apesar de aprender muitas coisas com valor sobre o marketing digital.
      Pessoalmente, identifico-me mais com o estilo da Kat Coroy - mais humanizado, menos comercial, mais genuíno. Tudo depende do que pretende / as suas necessidades e do quanto se identifica (ou não) com o estilo de quem os vende ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

14. CULTURAS TÓXICAS E TRAUMA PROFISSIONAL (parte I)

Sentes as batidas do coração na garganta. Tens o estômago apertado e o corpo tenso. Percorres os últimos metros do caminho que te leva ao escritório, olhas para o relógio e abrandas o passo. Queres voltar para trás. Ouves o plim de mais uma mensagem no telemóvel a gritar urgência. Identificas o remetente indesejado de entre as centenas de emails que recebes diariamente. O coração explode. Aguardas o início de uma reunião online, com um nó no estômago e desejas até ao limite das tuas forças que a internet falhe. Imaginas constantemente um rol de razões válidas para justificar a tua desejada ausência. Lês uma mensagem e pensas em cada palavra antes de responder. Ainda assim, corriges 10 vezes antes de enviar. Estás numa reunião e pensas vezes sem conta no que queres e como queres dizer. Abres a boca, és interrompido ou ignorado e arrependes-te logo de seguida. Ou acabas por não dizer nada aumentando o teu esforço para gerir a ansiedade que entretanto aumentou. A meio do dia, já estás de

22. MINHAS QUERIDAS E MEUS QUERIDOS; ESTA NÃO É UMA MENSAGEM DE AMOR.

  "Minha querida Maria, quantas vezes tenho que te explicar que não é assim que se fazem as coisas? Já tivemos esta conversa milhares de vezes..." Ouves esta frase. Mais vezes do que gostarias. E no hábito que se transformou numa rotina, continuas a achar que há algo que não bate certo. O que é que existe de profundamente dissonante nesta mensagem? A frase começa com minha querida - palavras de amor, apreço, colo - e o que vem a seguir, é como uma palmada no rabo. À moda antiga. Uma tareia de incompetência e incompreensão, regada de sentimentos de irritação, frustração e impaciência. Que o teu interlocutor te oferece como se de um abraço se tratasse. E tu voltas a ter 5 anos. Sentas-te no lugar da criança inexperiente e ignorante que já fez mais uma asneira.  Juntar estes dois significados na mesma frase, não só confunde a mensagem como é uma das formas mais frequentes de agressividade passiva. E provavelmente das mais impactantes negativamente não pela gravidade, mas pela f

Ale, Ale, Bravo! Courage! - A experiência do MIUT

A experiência do  MIUT -  Madeira Island Ultra Trail ​ D izem que o  MIUT  é uma das provas de trail mais duras de Portugal. Subidas e descidas infernais de alturas diversas, por degraus de terra, pedra, cimento e até calçada. Quem participa no MIUT e recebe a pulseira da cor da sua distância, ganha uma espécie de “tatuagem” temporária, que exibe muito além da prova. Nos dias seguintes, pelas ruas de Machico, arregaçam-se mangas e exibe-se o feito pela cor que se transporta no pulso.  É a versão em trail do Senhor do Bonfim, mas com o sonho realizado e dever cumprido. No domingo, para além da fita, reconhecem-se os atletas pelo andar novo e a lentidão na marcha. Os mais corajosos ou menos lesados pela dureza dos percursos, atrevem-se a uma corrida pelo paredão, exibindo a t-shirt oficial da prova. É aquela feira das vaidades de que todos temos orgulho em fazer parte. E eu não fui exceção. Corri  63Km . Recebi a fita azul-clara. Mas os bravos desta prova, são os heróis dos  115  e dos