Avançar para o conteúdo principal

20. A MENINA DOS TOTÓS


 
O que descrevo, aconteceu no Trail Curto do Vimeiro, na manhã de 12 de setembro de 2021. No convívio final e após 19 Km de muita luta, ouço com um misto de orgulho e embaraço outra mulher, militar de carreira, a elogiar a minha destreza nas descidas: "A menina dos totós fez aquelas descidas de tal maneira! Parabéns, admiro-lhe a coragem!". 

Senti orgulho porque no topo dos meus 49 anos, ainda me consigo sentir no pódio da bravura, coragem e destreza. Embaraço porque a regar este pódio, encontra-se um rio de medo, incerteza e insegurança. O medo durante a experiência, funcionou como impulsionador através das suas injeções de adrenalina; a incerteza, pela percepção dos riscos reais nos declives mais acentuados; insegurança, por saber que já fui capaz de mais, já caí muitas vezes (não sou assim tão boa) e há sempre alguém que eu conheço capaz de conquistar estes declives com muito mais destreza do que eu. 

Isto soa-vos familiar? Minimizarmos quem somos perante a adversidade, ou quando alguém nos atribui talentos que recusamos assumir. Reduzirmo-nos, nem sempre ajuda ao crescimento. 
Não reconhecer os nossos feitos à luz do reconhecimento e comentários dos outros pode até em última instância projetá-los para um patamar de insegurança e até mesmo de inferioridade. Porque o seu reconhecimento do nosso valor, assenta numa apreciação de si próprio. O mesmo processo que eu fiz quando tive como referência os outros, tão melhores do que eu. 

A verdade é que se eu minimizo o elogio como se a minha suposta proeza nas descidas não tivesse sido nada de especial, coloco a percepção de falta de destreza dos outros num patamar de inferioridade, de desvalor. 
"São mais de três décadas a praticar Orientação." - resposta honesta que dei sobre o contexto onde desenvolvi estas capacidades. A explicação, conforta quem faz o comentário. Porque há uma razão. Que não tem a ver com sorte ou genética, mas sim treino, treino, treino. 
Não são atributos adquiridos que nos fazem destacar em alguma coisa. Mas sim o trabalho e persistência ao longo de muito tempo, com intenção e propósito. Ou seja, está ao seu alcance, não é uma questão de privilégio.

Se aplicarmos este conceito à educação, percebemos os erros que cometemos quando perante alguma conquista, dizemos aos mais novos "És o maior!" ou pior ainda "És o melhor!". Estas afirmações, passam a ideia de que ser o melhor ou o maior, é algo imutável, faz parte do pacote. Se conquistei alguma coisa neste caso, não é porque me esforcei, mas sim porque sou boa. Ou seja, a sorte tem um papel de destaque e eu posso crescer com a crença de que não preciso de me esforçar para alcançar o que quer que seja. 
E se os outros forem efetivamente melhores do que eu? Não me espanta que tantas crianças e jovens desistam quando não são bem sucedidos ou quando são confrontados com esta dura realidade de que há efetivamente outros melhores do que eles.

E se em alternativa, usarmos "Parabéns! O teu esforço e empenho traduziram-se neste resultado!" Passamos a ideia de que para alcançarmos a excelência temos que trabalhar. Reconhecemos que o potencial, é como uma moldura pendurada na parede, estagnada no tempo se nada for feito no dia a dia para o transformar em talento. E este é dinâmico - pode melhorar, aumentar, mas também se pode perder. 

Neste dia, a menina dos totós transmitiu à senhora militar que há formas de trabalhar essa destreza. No meu caso, tem sido através de uma vida na floresta, montanha e mar, a correr, andar, nadar e até a rastejar. Fora de trilhos e por meios adversos, dignos das mais experientes cabras de montanha. São igualmente décadas de muitas quedas, algumas lesões, medos sem conta e a crescente mestria na condução dos motores da adrenalina. Igualmente importante, tem sido o convívio com tantos outros tão melhores do que eu a mostrar-me caminhos e universos de possibilidades.

Por ísso, da próxima vez que te cruzares com uma menina dos totós, pergunta qual foi o caminho. Porque nenhum talento ou mestria na vida se alcança com mera aptidão, gosto, motivação ou potencial. É o treino, a persistência, a repetição e acima de tudo as infinitas falhas que nos ensinam a chegar lá.
No domingo, fui orgulhosamente a menina dos totós. Hoje, volto a ser a aprendiz que explora, estuda, aprende, treina e falha espetacularmente por tantos outros caminhos. 

*Fotografia tirada por Pedro Carvalho durante o Vimeiro Trail Run 2021
____
Queres reaprender a tua relação com o medo? Subscreve a minha newsletter semanal Conversas com o Medo  

Comentários

  1. Fantástico @Katia Almeida !! Ler este teu "Mind Hacker" fez-me viajar umas semanas atrás, quando me encontrava na Serranilla de Cuenca, a desfrutar do último mapa deste evento. O resultado final, embora para mim, tenha sido excelente, não foi o mais importante. O importante, foi sem dúvida o que me fez chegar até ele, o que me fez, conseguir ir de um ponto para outro, quase seguindo a linda magenta imaginária, sem pastar, e sem me desorientar. Foi sem dúvida o esforço, o treino, a persistência e determinação, o trabalho contínuo de aprendizagem, o ouvir os conselhos sábios, de quem nesta área é mais experiente, mas também, acreditar nas minhas capacidades, e em cada etapa, tentar fazer melhor! Obrigada 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu feedback Fátima e pela partilha da tua e pertencia! Deve ter sido mesmo transformadora! Parabéns!!

      Eliminar
  2. Lovely, adoro Totós de todo tipo . ❤🙏🌟

    ResponderEliminar
  3. Obrigada querida Kátia pelos ensinamentos e conselhos bem motivadores. Quero ser um dia a menina dos totós. Graças a si, numa das sessões de formação da Jason, tenho feito exercícios a minha mente para perceber que a idade não pode ser motivo para deixarmos de experimentar novos desafios. Coragem, persistência e nunca desistência são a chave para desafiarmos as nossas capacidades e descobrirmos até onde podemos chegar. Bjnhs de Moçambique ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fredy que feedback tão bom! Fico mesmo contente por saber que se está a desafiar em novas experiências! A boa notícia, é que todos podemos ser a “menina dos totós”! Um abraço grande de Portugal para Moçambique!

      Eliminar
  4. Alguém um dia escreveu que "a consistência é a assistente pessoal do sucesso" e tu minha querida Kátia Almeida és a prova viva disso. Não só pelo que fazes, mas igualmente pela humildade que tens em ensinar isso aos Outros.

    ResponderEliminar
  5. Muito grata por este feedback tão delicioso!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pela partilha e pela ajuda que me tem dado no questionamento dos meus pressupostos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Luisa. Fico mesmo contente que esteja a ser útil. Um abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

14. CULTURAS TÓXICAS E TRAUMA PROFISSIONAL (parte I)

Sentes as batidas do coração na garganta. Tens o estômago apertado e o corpo tenso. Percorres os últimos metros do caminho que te leva ao escritório, olhas para o relógio e abrandas o passo. Queres voltar para trás. Ouves o plim de mais uma mensagem no telemóvel a gritar urgência. Identificas o remetente indesejado de entre as centenas de emails que recebes diariamente. O coração explode. Aguardas o início de uma reunião online, com um nó no estômago e desejas até ao limite das tuas forças que a internet falhe. Imaginas constantemente um rol de razões válidas para justificar a tua desejada ausência. Lês uma mensagem e pensas em cada palavra antes de responder. Ainda assim, corriges 10 vezes antes de enviar. Estás numa reunião e pensas vezes sem conta no que queres e como queres dizer. Abres a boca, és interrompido ou ignorado e arrependes-te logo de seguida. Ou acabas por não dizer nada aumentando o teu esforço para gerir a ansiedade que entretanto aumentou. A meio do dia, já estás de

22. MINHAS QUERIDAS E MEUS QUERIDOS; ESTA NÃO É UMA MENSAGEM DE AMOR.

  "Minha querida Maria, quantas vezes tenho que te explicar que não é assim que se fazem as coisas? Já tivemos esta conversa milhares de vezes..." Ouves esta frase. Mais vezes do que gostarias. E no hábito que se transformou numa rotina, continuas a achar que há algo que não bate certo. O que é que existe de profundamente dissonante nesta mensagem? A frase começa com minha querida - palavras de amor, apreço, colo - e o que vem a seguir, é como uma palmada no rabo. À moda antiga. Uma tareia de incompetência e incompreensão, regada de sentimentos de irritação, frustração e impaciência. Que o teu interlocutor te oferece como se de um abraço se tratasse. E tu voltas a ter 5 anos. Sentas-te no lugar da criança inexperiente e ignorante que já fez mais uma asneira.  Juntar estes dois significados na mesma frase, não só confunde a mensagem como é uma das formas mais frequentes de agressividade passiva. E provavelmente das mais impactantes negativamente não pela gravidade, mas pela f

35. DETOX DE ROTINA

Estou a fazer um detox de rotina. Não são férias. Algumas atividades são as mesmas, mas num ambiente completamente diferente. Os nossos ritmos não são compatíveis com a sobrecarga de trabalho, a ansiedade coletiva típica das organizações e as exigências do dia a dia. Aprendi da pior forma a importância de abrandar. Organizei a minha vida para não estar dependente de agendas irrealistas, mas acima de tudo da insegurança, reatividade e necessidade de controlo das outras pessoas. Recuperei a liberdade que tanto preservo para ser quem sou. E neste estado, recuperei também a minha criatividade, bom humor, conexão com quem importa e produtividade. Então, como é que organizo o meu detox de rotina? 1. Mudei de ares durante uma semana. Saí de casa e instalei-me num sítio diferente do habitual. 2. Planeei as refeições, e fiz as compras para toda a semana assim que cheguei, para não pensar mais nisso. Claro que guardei uma manhã para ir ao mercado local. Nunca perco essa oportunidade, independent