Avançar para o conteúdo principal

23. PELA BOCA MORRE O PEIXE

 

"Não posso. Não consigo. Tenho que..." Expressões que abundam o nosso discurso interno. Para as coisas mais triviais da vida - "Tenho que colocar o lixo no contentor" - e para as coisas mais complexas - "Não posso continuar a perder as estribeiras quando falo com o João."

Quando usamos estas expressões, parece que estamos a identificar objetivos e a definir prioridades. Ter de, precisar de, necessitar de alguma coisa, sinaliza necessidades e coloca um sentido de obrigação que pode ter um efeito perverso. Quando confundimos tarefas triviais e obrigações com necessidades, podemos estar a contar mentiras a nós próprios. As necessidades são coisas sem as quais não conseguimos sobreviver - respirar, dormir, comer, conectar. E as tarefas ou ações na nossa lista, podem ser percepcionadas como obrigações, mas dificilmente são necessidades. O caminho alternativo, poderá ser pararmos de nos pressionar com coisas que achamos fundamentais para a nossa sobrevivência. E que na realidade não são.

Melhor ainda, podemos parar de olhar para as nossas escolhas como obrigações. Principalmente para aqueles que gostam de uma certa oposição, irão fazê-lo contra si próprios se usarem com frequência este tipo de discurso interno. Em vez de Eu tenho que controlar a minha reatividade, experimenta Eu quero controlar a minha reatividade. E se eu quiser, passa a ser uma escolha.

Quando falamos como se fôssemos forçados, obrigados ou incapazes estamos a sinalizar a forma como pensamos. Se pensamos desta forma, os nossos sentimentos e comportamentos serão congruentes. Frustação, incapacidade, falha, sobrecarga. Percepção de falta de controlo. E uma das consequências lógicas em termos de resposta, é a procrastinação.

Outra rasteira que funciona como uma mentira interna: Estou a tentar. Ou Hei-de fazer, como tantas vezes ouvi em Moçambique. Se disser estou a tentar perder peso, na realidade não tenho que o fazer. Porque estou a criar espaço para que nada aconteça. Mas a percepção com que fico é que fiz alguma coisa. E por isso muitas vezes verbalizamos já tentei de tudo mas nada resulta. Tentar é mentir. Ou estamos a fazer alguma coisa ou não estamos. Dizer que vou tentar ou dizer que vou fazer, são intenções distintas com resultados diferentes. E o problema é que convencemo-nos de que tentar é o mesmo que fazer. Neste caso, a probabilidade de insucesso está praticamente garantida. 

É complicado não é? Frase segura que tal como tantas outras suporta os argumentos para não fazermos nada, justificando o estado perpétuo em que nos encontramos.
Só há uma forma de 'complicado' para o que não queremos fazer e essa acontece inteiramente na nossa cabeça. E quando a alimentamos, ela cresce e traz consigo outras roupagens: "É difícil. não consigo. É impossível." 

Outro forma de expressão frequente - muito mais do que o desejável - é o uso de frases que começam por "Não, mas." Ou com qualquer uma destas palavras em separado. Curiosamente, uma puxa com frequência pela outra. Ou seja, quem usa o MAS regularmente, é também um utilizador assíduo do NÃO. Mas qual é o problema? Imaginem que estamos a conversar. E de cada vez que eu te quero dizer alguma coisa, começo com MAS. O que sentes de alguém que fala contigo assim? Provavelmente resistência. Usar o MAS, é afirmar que não é bem assim. Que há outras formas. Ou que eu sei melhor. Ou que não estou disponível para ouvir e aceitar o que tens para dizer. 

Estas são algumas das muitas expressões que estão baseadas no medo. A linguagem do medo que aprendemos, é a linguagem da resistência. Se estamos a resistir, colocamos todo o nosso esforço em certificarmo-nos de que nada acontece. Negamos o crescimento e a curiosidade. Revolvemos mas não evoluímos, acabando por bloquear as nossas oportunidades para a mudança.

Então o que podemos fazer de diferente? Experimenta olhar para as expressões que usas como se te ouvisses a falar pela primeira vez. Procura os teus padrões na forma como falas e descobre a forma surpreendente como eles traduzem tanto o que pensas e aquilo em que acreditas. E experimenta palavras novas.
Quando trabalho os temas da comunicação, relações interpessoais e conflito, costumo dinamizar um exercício que tem tanto de divertido como de complexo. Peço às pessoas para iniciarem um diálogo onde a palavra NÃO não pode ser usada. A maior parte dos diálogos duram escassos segundos. E são poucos os que se prolongam para além de 2 minutos. O passo seguinte, é pedir-lhes para treinar não usar esta palavra no seu dia a dia. E é extremamente difícil. Porque a nossa língua está recheada de frases aprendidas que começam com o Não: "Não se quer sentar? Não quer comer alguma coisa? Não se esqueçam dos trabalhos de casa!" Neste último exemplo, a probabilidade de esquecimento é gigante porque é aí que colocamos o foco. No negativo. No que não queremos que aconteça. Por isso, experimenta nem que seja só por diversão, não usar o NÃO. 
Se quiseres o próximo nível, experimenta o mesmo exercício para o MAS :).

Somos seres sociais e aprendemos por imitação. Ou seja, em alguns nichos específicos, há linguagens dominantes com efeito de contágio e de escalabilidade. Mesmo sem nos apercebermos, usamos as expressões uns dos outros, criamos novas formas de falar e transportamos esses códigos. Podem tornar-se quase uma praga pela facilidade com que contagiam todos à sua volta. Os nossos humoristas têm um poder extraordinário de nos colocar a todos a usar no dia a dia as suas expressões mais frequentes.
E não há nada de mal nisso. Desde que pela boca não morra o peixe!

____
Queres reaprender a tua relação com o medo? Subscreve a minha newsletter semanal Conversas com o Medo  

Comentários

  1. Tal e qual.
    Revejo-me no "estou a tentar" como se já tivesse feito alguma coisa, sem fazer.

    ResponderEliminar
  2. Experimenta mudar o Estou a tentar Anabela. Pode ser que o resultado seja diferente ;)

    ResponderEliminar
  3. Wauuu, muito obrigada por esta partilha realmente é um bom exercício para fazer de modo a corrigir nossa língua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chelsea. Aproveita e treina também a tua atenção às expressões que usas com mais frequência ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

14. CULTURAS TÓXICAS E TRAUMA PROFISSIONAL (parte I)

Sentes as batidas do coração na garganta. Tens o estômago apertado e o corpo tenso. Percorres os últimos metros do caminho que te leva ao escritório, olhas para o relógio e abrandas o passo. Queres voltar para trás. Ouves o plim de mais uma mensagem no telemóvel a gritar urgência. Identificas o remetente indesejado de entre as centenas de emails que recebes diariamente. O coração explode. Aguardas o início de uma reunião online, com um nó no estômago e desejas até ao limite das tuas forças que a internet falhe. Imaginas constantemente um rol de razões válidas para justificar a tua desejada ausência. Lês uma mensagem e pensas em cada palavra antes de responder. Ainda assim, corriges 10 vezes antes de enviar. Estás numa reunião e pensas vezes sem conta no que queres e como queres dizer. Abres a boca, és interrompido ou ignorado e arrependes-te logo de seguida. Ou acabas por não dizer nada aumentando o teu esforço para gerir a ansiedade que entretanto aumentou. A meio do dia, já estás de

22. MINHAS QUERIDAS E MEUS QUERIDOS; ESTA NÃO É UMA MENSAGEM DE AMOR.

  "Minha querida Maria, quantas vezes tenho que te explicar que não é assim que se fazem as coisas? Já tivemos esta conversa milhares de vezes..." Ouves esta frase. Mais vezes do que gostarias. E no hábito que se transformou numa rotina, continuas a achar que há algo que não bate certo. O que é que existe de profundamente dissonante nesta mensagem? A frase começa com minha querida - palavras de amor, apreço, colo - e o que vem a seguir, é como uma palmada no rabo. À moda antiga. Uma tareia de incompetência e incompreensão, regada de sentimentos de irritação, frustração e impaciência. Que o teu interlocutor te oferece como se de um abraço se tratasse. E tu voltas a ter 5 anos. Sentas-te no lugar da criança inexperiente e ignorante que já fez mais uma asneira.  Juntar estes dois significados na mesma frase, não só confunde a mensagem como é uma das formas mais frequentes de agressividade passiva. E provavelmente das mais impactantes negativamente não pela gravidade, mas pela f

35. DETOX DE ROTINA

Estou a fazer um detox de rotina. Não são férias. Algumas atividades são as mesmas, mas num ambiente completamente diferente. Os nossos ritmos não são compatíveis com a sobrecarga de trabalho, a ansiedade coletiva típica das organizações e as exigências do dia a dia. Aprendi da pior forma a importância de abrandar. Organizei a minha vida para não estar dependente de agendas irrealistas, mas acima de tudo da insegurança, reatividade e necessidade de controlo das outras pessoas. Recuperei a liberdade que tanto preservo para ser quem sou. E neste estado, recuperei também a minha criatividade, bom humor, conexão com quem importa e produtividade. Então, como é que organizo o meu detox de rotina? 1. Mudei de ares durante uma semana. Saí de casa e instalei-me num sítio diferente do habitual. 2. Planeei as refeições, e fiz as compras para toda a semana assim que cheguei, para não pensar mais nisso. Claro que guardei uma manhã para ir ao mercado local. Nunca perco essa oportunidade, independent